Ana Paula Matos exalta protagonismo feminino no 2 de Julho: “É a força dos baianos”

Vice-prefeita de Salvador destaca papel das mulheres e o orgulho do povo na luta pela Independência da Bahia

Política
Ana Paula Matos exalta protagonismo feminino no 2 de Julho: “É a força dos baianos”
Fotos: Adam Vidal/Secom PMS

A vice-prefeita de Salvador e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, ressaltou, nesta quarta-feira (2), o papel das mulheres e do povo baiano na consolidação da Independência da Bahia, celebrada há 202 anos com o tradicional cortejo do 2 de Julho, em Salvador.

Ao lado do prefeito Bruno Reis, Ana Paula participou da primeira parte das comemorações e lembrou que o evento carrega o nome e a coragem de grandes heroínas, como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, símbolos da resistência baiana contra o domínio português.

“O 2 de Julho é um evento que carrega o nome e a coragem dessas mulheres, que lutaram com força, inteligência e bravura por um Brasil livre e soberano”, destacou.

Para Ana Paula, além de celebração, o 2 de Julho é um chamado à responsabilidade social e ao reconhecimento da história. “Esta é a data do posicionamento, do orgulho, do reconhecimento. O tema deste ano, ‘Eu Sou o 2 de Julho’, reforça o pertencimento e a responsabilidade de continuar construindo essa independência”, afirmou.

A vice-prefeita também destacou que as políticas públicas municipais, como os investimentos em educação, saúde, mobilidade e geração de emprego, são parte do caminho para garantir a autonomia da população, principalmente dos mais vulneráveis.

O cortejo contou ainda com a participação dos Caboclos de Itaparica, filarmônicas, fanfarras, grupos populares e o tradicional concurso de fachadas decoradas. A programação segue durante todo o dia com atos cívicos e culturais, como a chegada do Fogo Simbólico ao Largo do Campo Grande e o Encontro de Filarmônicas, além de uma extensa agenda artística até o dia 13 de julho.

“Que alegria poder, por mais um ano, celebrar essa data tão importante para nossa história, que une cultura e o fortalecimento das nossas raízes ancestrais”, finalizou Ana Paula Matos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.