Ana Paula Matos acompanha centro de monitoramento do Virada Salvador e destaca tecnologia ampliada

Vice-prefeita visita Centro de Controle Operacional e reforça importância da tecnologia e do planejamento no Réveillon

Entretenimento
Ana Paula Matos acompanha centro de monitoramento do Virada Salvador e destaca tecnologia ampliada
Fotos: Adam Vidal / Secom

A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, acompanhou de perto, no primeiro dia do Festival Virada Salvador 2026, o funcionamento do Centro de Controle Operacional montado na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio. A visita aconteceu ao lado do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

O espaço é responsável por monitorar, em tempo real, toda a operação do maior Réveillon público do Brasil, reunindo tecnologia, conectividade e integração entre os órgãos municipais envolvidos no evento.

Em 2026, o sistema operacional passou por uma ampliação significativa, adotando a mesma tecnologia utilizada durante o Carnaval de Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação (Semit), cerca de 70 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da arena.

Por meio do centro de monitoramento, gestores conseguem acompanhar simultaneamente o fluxo de público, a atuação dos serviços públicos, a organização dos ambulantes, as áreas de acessibilidade, além das ações de segurança e ordenamento urbano.

Durante a visita, Ana Paula Matos ressaltou a importância do planejamento e da tecnologia para o sucesso do festival. “O Virada Salvador é o maior Réveillon do Brasil porque existe planejamento, organização e cuidado. Enquanto o público se diverte, há uma grande equipe trabalhando nos bastidores, monitorando cada detalhe para garantir segurança, acessibilidade e acolhimento para todos”, afirmou.

O Centro de Controle Operacional também oferece infraestrutura tecnológica e conectividade, permitindo a prestação de serviços in loco pelos órgãos municipais e disponibilizando Wi-Fi gratuito para o público. O sistema de monitoramento é fornecido pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), garantindo uma visão ampla e integrada da festa.

Segundo o presidente da Saltur, Isaac Edington, o uso da tecnologia é fundamental para a tomada de decisões rápidas. “O Centro de Controle permite decisões rápidas e precisas. Conseguimos visualizar o evento como um todo, antecipar situações e atuar de forma coordenada entre os órgãos envolvidos, garantindo uma experiência segura e organizada para o público”, destacou.

O Festival Virada Salvador 2026 acontece entre os dias 27 e 31 de dezembro, reunindo grandes atrações nacionais e consolidando Salvador como um dos principais destinos turísticos do país no fim de ano.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.