Alunos do Colégio da Polícia Militar serão premiados pela NASA pela 2ª vez
Cinco alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM), da unidade Lobato, serão premiados pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, pelo segundo ano consecutivo, por terem descoberto seis asteroides. Os adolescentes irão receber o prêmio em Brasília, no dia 9 de novembro, às 13h30, no Complexo Cultural da República.
O projeto “Caça Asteroides”, do qual os estudantes participaram, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil em parceria com a agência espacial americana. Ele tem como objetivo fomentar a busca de novos corpos celestes que possam causar riscos ao planeta Terra. Qualquer estudante interessado pode participar.
No ano passado, os alunos, por meio desse programa, encontraram possíveis asteroides e foram premiados pela NASA e o Ministério em Brasília. Esse ano, os alunos voltaram a participar e novamente encontraram corpos celestes. Dessa forma, serão premiados mais uma vez representando a Bahia. O evento científico coordenado pelo MCTI terá como tema neste ano de 2024 “Biomas do Brasil: Diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
Os premiados são Anna Júlia Rocha Pena, de 16 anos; Maria Clara Ribeiro Andrade, de 16 anos; Larissa Vieira Marques, de 17 anos; Robert Figueiredo Pinto Silva, de 16 anos; e Jeferson Nascimento dos Santos, de 17 anos.
“O Caça aos Asteroides disponibiliza um software, que é o Astro Métrica, para que nós possamos caçar através de imagens de telescópio enviadas pela NASA, em formato de gif. A gente analisa os movimentos que eles fazem, analisa outras informações e envia um relatório. Esse é um projeto que valorizamos muito por ter acessibilidade para a gente participar, ele é totalmente gratuito.”, explicou uma das premiadas, a aluna Anna Júlia.
“Nós temos muitos alunos talentosos, medalhistas em diversas modalidades esportivas, temos alunos que viajaram para Holanda para o mundial de Robótica e temos alunos que irão para Goiânia para competição de Robótica. Nossa escola é um celeiro de talentos e isso nos deixa muito feliz. Sempre estimulamos a eles buscarem o conhecimento. Eles podem ser e chegarem aonde eles quiserem”, ressaltou com orgulho o diretor do CPM Lobato, coronel Paulo José.
Comentários: