Aliado de Adolfo Viana e Alexandre Aleluia é preso em operação contra desvios bilionários no DNOCS
Foco da Operação Overclean, deflagrada na manhã desta terça-feira (10) pela Polícia Federal (PF), a Coordenadoria Estadual da Bahia (CEST- BA) do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) é comandada por Rafael Guimarães de Carvalho desde junho de 2023. Porém, o foco está em administrações anteriores.
Pelo menos 26 dos 50 mandados judiciais a serem cumpridos na operação são em Salvador. Três deles são de prisão contra o advogado Lucas Lobão, ex-coordenador estadual do DNOCS na Bahia até 2021; contra o administrador Flávio Pimenta, hoje diretor administrativo da Secretaria Municipal de Educação (Smed) em Salvador; e contra o empresário José Marcos de Moura, conhecido como “o rei do lixo” por seus contratos públicos de coleta.
Lucas Lobão é ligado ao vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (PL), que conseguiu em 2020, em um acordo com o deputado federal Adolfo Viana (PSDB), a indicação do advogado à Coordenadoria Estadual do DNOCS na Bahia.
Amigo do vereador, Lobão chegou a chefiar o gabinete de Aleluia na Câmara Municipal de Salvador e foi agraciado, em dezembro de 2023, com a Medalha Thomé de Souza, a maior honraria concedida pelo legislativo soteropolitano.
Flávio Pimenta possui cargos de direção na Smed desde o segundo mandato do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), mantendo sua posição durante os primeiros anos de governo do prefeito Bruno Reis (União Brasil). A Educação municipal, durante esse periodo, tem sido fortemente influenciada por indicações do PSDB, partido liderado por Adolfo Viana na Bahia.
Já o empresário Marcos Moura possui, desde 2018, um grande contrato com a prefeitura de Salvador para a coleta de lixo da cidade. Em 2022, ele foi um dos grandes apoiadores, inclusive financeiramente, da campanha de ACM Neto ao governo da Bahia.
Comentários: