Alerta de chuvas intensas chega por WhatsApp a mais de 600 mil pessoas na Bahia

O Governo da Bahia enviou nesta sexta-feira (20) um alerta de chuvas intensas via WhatsApp para moradores de 95 municípios do interior do estado. A medida deve alcançar mais de 600 mil pessoas nas regiões do Oeste Baiano, Chapada Diamantina, Centro-Sul/Sertão Produtivo e Norte do Vale do São Francisco.
A notificação é enviada por meio do cadastro na plataforma ba.gov.br e faz parte das ações de prevenção e resposta coordenadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia.
Segundo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia, classificado como de grande perigo e válido até as 23h59 deste sábado (21), as áreas sob alerta podem registrar volumes de chuva superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há possibilidade de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
A mensagem enviada aos moradores inclui orientações de segurança e o telefone 193 do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia para casos de emergência.
Como receber os alertas
O serviço de notificações é gratuito. Para receber os avisos da região, é necessário realizar cadastro no portal do governo estadual ou no aplicativo SAC Digital, disponível para celulares Android e iOS. Usuários que já possuem cadastro devem verificar se o número de telefone informado está atualizado.
O governo também orienta a população a conferir a autenticidade das mensagens para evitar golpes. O número oficial de informações e serviços é (71) 4020-5353, identificado como “ba.gov.br – Plataforma de serviços do Estado da Bahia” e com selo de verificação azul.
Municípios sob alerta
.América Dourada, Angical, Baianópolis, Barra, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Cafarnaum, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canápolis, Canarana, Candiba, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, João Dourado, Jussara, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Mirangaba, Morpará, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Presidente Dutra, Remanso, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Umburanas, Várzea Nova, Wanderley, Xique-Xique



Comentários: