Além do lazer: conheça benefícios da bicicleta para saúde dos joelhos

Meio de transporte é usado por mais de 48 mil pessoas em Salvador, segundo pesquisa

Brasil
Além do lazer: conheça benefícios da bicicleta para saúde dos joelhos
Foto: Freepik

Comumente acionada durante o verão em Salvador, a bicicleta pode ser mais do que uma opção de lazer para seus adeptos: segundo um estudo publicado em setembro pela revista Medicine & Science in Sports & Exercise, pedalar pode diminuir o risco de artrose nos joelhos. Além disso, quem sofre da doença, conhecida por causar desgaste à cartilagem, pode ter os sintomas atenuados e o avanço do quadro retardado.

Para tal conclusão, 2.607 pessoas com 65 anos, em média, foram ouvidas, tendo sido levados em consideração os históricos de prática de exercícios físicos, relatos de dores nos joelhos e avaliações de radiografias destas articulações. Na pesquisa, elas foram questionadas sobre quais modalidades tinham praticado em quatro diferentes faixas etárias, desde os 12 anos até chegar aos mais de 50.

Desse modo, o resultado obtido foi que as que haviam pedalado — mesmo em bicicleta ergométrica — ao longo da vida tinham uma probabilidade 17% menor de sentir dores frequentes nos joelhos e menos evidências radiográficas de deformidades causadas pela artrose. Na capital baiana, mais de 48 mil pessoas utilizam a ‘magrela’ como meio de transporte, de acordo com um levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em 2023.

“É um exercício que eu sempre indico nas consultas, pois contribui para o fortalecimento dos músculos ao redor das articulações que podem ser afetadas pela artrose, melhora sua flexibilidade e a amplitude de movimento e reduz a dor e a inflamação em quem sofre da doença”, explica o ortopedista Marcelo Midlej Reis, especialista em cirurgia nos joelhos. “Além disso, ajuda a manter ou perder peso”, complementa.

Ainda assim, deve haver parcimônia: nada de exageros no tempo ou na intensidade da prática. “É fundamental saber até onde se pode ir, e, para isso, a pessoa com artrose deve buscar acompanhamento médico”, pondera Marcelo.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.