Agricultura Familiar ganha protagonismo com produtos saudáveis e sabor baiano na Superbahia 2025

Estarão expostos diversos produtos, como iogurte de licuri, chocolate artesanal, cafés premiados da Chapada, cerveja artesanal, entre outros

Bahia
Agricultura Familiar ganha protagonismo com produtos saudáveis e sabor baiano na Superbahia 2025
Divulgação

A força da Agricultura Familiar baiana terá um espaço de destaque na Superbahia 2025, a maior feira de varejo de alimentos do Norte e Nordeste, que ocorre de 6 a 8 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador, organizado pela Associação Baiana de Supermercados (Abase). Com um espaço de 80m², liderado pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) Bahia, o público encontrará produtos diversificados, sustentáveis e de alto valor agregado, resultado do trabalho de 400 agroindústrias familiares apoiadas pelo Governo da Bahia.

A participação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Unicafes-BA e a Abase. O objetivo é conectar pequenos produtores ao grande mercado de varejo de alimentos, abrindo portas para redes supermercadistas, distribuidores e atacadistas de toda a Bahia e do Brasil.

Representatividade na mesa

Localizada no município de Várzea Nova, centro-norte da Bahia, a Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag) tem mais de duas décadas de atuação e se destaca como referência na produção de laticínios. Para a Superbahia 2025, a Coopag vai levar os iogurtes integrais com preparados de abacaxi, umbu, café, licuri, pinha, maracujá, entre outros.

O produtor de leite Edimário Santos não disfarça a satisfação de ver seus produtos ganhando destaque. “Expor os produtos é interessante demais. Já somos conhecidos na nossa região e, com a Superbahia, é a oportunidade ideal para a gente ficar conhecido nacional e mundialmente”, orgulha-se Edimário.

De acordo com o gerente Comercial da Coopag, Fred Jordão, o crescimento da demanda, desde 2020, tem sido de 40% ao ano. “Essa produção da Agricultura Familiar contribui econômica e socialmente para a região. A gente gera uma nova economia, uma nova renda, empregando diretamente os produtores cooperados”, explica Fred Jordão.

Visibilidade

“Estamos falando de produtos que já fazem parte da rotina de muitos baianos e que agora ganham cada vez mais visibilidade. Queremos ver nas gôndolas o iogurte de licuri, o chocolate artesanal, os cafés premiados da Chapada, o flocão não transgênico de Irecê, o panetone de aipim e até a cerveja artesanal da Agricultura Familiar”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Este setor econômico/social, um dos principais pilares da produção de alimentos no Brasil e no mundo, representa mais de 70% da produção de alimentos como leite, café, cacau, mandioca e frutas, a exemplo de maracujá e graviola, no estado. Com mais de 600 mil estabelecimentos e impacto direto sobre 2 milhões de pessoas, a Agricultura Familiar é responsável por movimentar a economia, gerar renda no campo e garantir a oferta de alimentos saudáveis, sem uso excessivo de agroquímicos.

“A Bahia é destaque nacional na agricultura familiar. Temos o maior rebanho de caprinos e ovinos do Brasil, somos líderes na produção de cacau, maracujá e graviola, e ainda mostramos que é possível aliar tradição, sabor e sustentabilidade”, reforça Jeandro Ribeiro.

Durante os três dias de realização da Superbahia, o estande da Agricultura Familiar será um ponto de degustação, conexão e negócios. O público poderá conhecer de perto os produtos, conversar com representantes das cooperativas, provar sabores únicos e, o mais importante, participar de um movimento que valoriza quem planta, colhe e transforma com respeito à terra e à cultura baiana.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.