Agosto Lilás em Salvador: Caminhada e ações gratuitas para combater a violência
Ação reúne serviços gratuitos, atividades educativas e mobilização social no combate à violência contra a mulher

A campanha “Nenhuma a Menos” promovida pela Polícia Civil da Bahia está movimentando o estado neste mês de Agosto Lilás, com uma série de atividades que visam conscientizar e combater a violência contra a mulher, além de homenagear vítimas e unir a sociedade pela causa.
A grande mobilização acontece no dia 17 de agosto, com a Caminhada Contra o Feminicídio, que terá início às 7h da manhã, saindo do Clube Espanhol em direção ao Farol da Barra, em Salvador. A iniciativa busca mobilizar a população e os órgãos públicos no enfrentamento ao feminicídio e na quebra do ciclo de violência que atinge milhares de mulheres todos os anos.
Além da caminhada, o evento contará com:
- Atendimentos multidisciplinares: assistência jurídica, psicológica e social;
- Atividades físicas e de bem-estar;
- Unidade móvel para atendimento de casos de racismo e intolerância religiosa;
- Acompanhamento de medidas protetivas;
- Delegacia Móvel para registro de ocorrências e orientações.
O evento tem o apoio de diversos órgãos estaduais e municipais, como o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Prefeitura de Salvador, além de entidades como a OAB-BA e a Rede Bahia/TV Bahia.
Homenagens e atendimento itinerante marcam abertura e encerramento
A programação começou no dia 11 de agosto, com um culto ecumênico em memória da delegada Patrícia Jackes, na Casa da Mulher Brasileira, em Salvador. Uma placa foi descerrada em sua homenagem e todas as Deams da Bahia realizaram um minuto de silêncio simultâneo.
Nos dias 21 e 22 de agosto, a Deam Itinerante estará na Estação da Lapa, promovendo ações educativas e atendimentos com apoio da Delegacia Móvel.
O encerramento acontece no dia 26 de agosto, com atendimento especial em municípios do interior da Bahia que não contam com delegacias especializadas, incluindo buscas ativas, monitoramento de medidas protetivas e ações sociais e educativas.
Participe e faça parte da mudança!
A campanha “Nenhuma a Menos” convida toda a sociedade a se engajar na luta contra a violência de gênero. A Caminhada Contra o Feminicídio em Salvador não é apenas um ato simbólico: é uma ação concreta de resistência, empatia e transformação social.
Comentários: