Afogamentos em Salvador aumentam durante Primavera-Verão

Número de resgates em praias da capital baiana cresceu em 2025; Piatã lidera ranking de ocorrências

Afogamentos em Salvador aumentam durante Primavera-Verão
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

O número de afogamentos em Salvador registrou alta em 2025, principalmente em praias populares e locais com água corrente. Entre janeiro e setembro deste ano, 111 pessoas foram resgatadas com vida, segundo dados do 13° Batalhão de Bombeiros Militar (13° BBM/Bmar).

O número supera o registrado no mesmo período de 2024, quando 106 pessoas foram resgatadas. Apesar da diminuição nas ações preventivas, que caíram de 13.894 em 2024 para 4.063 em 2025, o Corpo de Bombeiros reforça a importância dessas medidas.

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, destacou que o aumento de afogamentos está relacionado ao período primavera-verão, quando a circulação de turistas e moradores nas praias é maior. “Entre setembro e março, há um crescimento natural de ocorrências. Só neste último final de semana, registramos mais de 20 casos de afogamento entre Jardim de Alah e Ipitanga”, afirmou ao Bahia Notícias.

Segundo Dantas, as praias com maior índice de afogamentos são Piatã, Stella Maris, Jaguaribe e Itapuã, sendo Piatã a mais crítica devido à grande circulação de pessoas, incluindo turistas de outras cidades. Ele explicou que a falta de familiaridade com o mar e a baixa experiência em natação aumentam o risco de afogamentos.

Contexto Nacional

De acordo com levantamento do Portal Bahia Notícias, em 2023 o Brasil registrou 5.864 mortes por afogamento fora de desastres naturais, sendo 1.896 no Nordeste e 513 apenas na Bahia. A maioria dos óbitos ocorreu em rios, lagos e represas, onde a presença de salvamento profissional é mais limitada. Os dados mostram ainda que homens são seis vezes mais vítimas que mulheres, e pardos e pretos representam 67% dos casos.

A combinação de fatores sazonais, fluxo intenso de pessoas e desconhecimento das praias torna Salvador um ponto crítico para afogamentos, reforçando a necessidade de atenção redobrada nas áreas de risco.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.