Acelera RAP anuncia vencedores da primeira edição e celebra sucesso da iniciativa na Bahia

Entretenimento
Acelera RAP anuncia vencedores da primeira edição e celebra sucesso da iniciativa na Bahia

Os grandes vencedores da primeira edição do programa Acelera RAP foram anunciados na última sexta-feira (16 de maio): Kaila Barreto, Bruno Kroz e Alfão. Os três artistas se destacaram ao longo de todo o processo formativo e foram escolhidos com base em critérios como criatividade, originalidade, engajamento e desenvolvimento técnico. Cada um deles terá suas carreiras e/ou produtos musicais acelerados com um investimento de R\$ 5 mil.

*Confira os vencedores na página oficial do Acelera RAP: https://www.instagram.com/p/DJwg-GTOK1C/?igsh=NGNjZW1oZTJxMTg4

Com o objetivo de impulsionar carreiras e fortalecer a cena do RAP independente na Bahia, o Acelera RAP nasceu como um programa inovador voltado para a formação e capacitação de MC’s, DJ’s e produtores musicais do gênero. A iniciativa ofereceu suporte técnico, estratégico e formativo a profissionais do setor, promovendo a profissionalização e fomentando o crescimento sustentável da cultura Hip-Hop no estado.

A primeira edição do programa recebeu 240 inscrições de aproximadamente 40 municípios baianos, evidenciando o grande interesse da comunidade artística por iniciativas voltadas à capacitação e estruturação da carreira musical. Dentre os inscritos, 30 selecionados participaram de um ciclo intensivo de formação, dividido em módulos essenciais para o desenvolvimento artístico e profissional.

Durante a jornada de capacitação, os participantes aprofundaram seus conhecimentos em temas fundamentais para a atuação no mercado fonográfico, como introdução à Cultura Hip-Hop, direitos autorais, distribuição musical, comunicação e marketing artístico, registro de marcas, entre outros. O programa contou com a presença de facilitadores experientes e atuantes no setor, proporcionando um aprendizado prático e alinhado às demandas do cenário musical atual.

Para Well Santiago, coordenador do projeto, o saldo da primeira edição foi extremamente positivo.

“O Acelera RAP cumpriu sua missão de levar conhecimento e ferramentas práticas para artistas de várias partes da Bahia. Tivemos uma participação intensa, trocas potentes e resultados que nos enchem de orgulho. Kaila, Bruno e Alfão representam o talento e a força do RAP baiano, e estamos certos de que seguirão trilhando caminhos promissores. Essa é só a primeira de muitas edições que ainda virão”, destacou.

O Acelera RAP é uma realização do Coletivo Sociocultural Fábrica de Rimas, com apoio de instituições relevantes do setor, como Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), União Brasileira de Compositores (UBC), Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS), Symphonic Distribution, VLM Produtora, Rede Baiana de Hip-Hop, Reza Produções, Backstage Assessoria, Educa Rap e Selo Reco Records.

A iniciativa é financiada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Lei Paulo Gustavo, sob direção do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O programa foi realizado de forma virtual e ao vivo, garantindo a democratização do acesso à formação profissional para artistas de diversas localidades.

Mais do que um projeto de capacitação, o Acelera RAP representa um movimento de fortalecimento da cultura Hip-Hop na Bahia, impulsionando carreiras locais e criando novas oportunidades no cenário da música profissional e independente.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.