Ação no Metrô de combate à violência e incentivo ao autocuidado

Hospital da Mulher e Metrô recebem ações especiais contra violência e em apoio à saúde feminina no Outubro Rosa

Ação no Metrô de combate à violência e incentivo ao autocuidado
Foto: Divulgação/ Ascom – PCBA

Em uma iniciativa que une conscientização, saúde e segurança, a Polícia Civil da Bahia realiza nesta sexta-feira (10) uma série de ações em Salvador e Lauro de Freitas, marcando o Outubro Rosa e o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. As atividades acontecem no Hospital da Mulher e no Sistema Metroviário, com o objetivo de combater a violência contra a mulher e incentivar o autocuidado feminino.

No Hospital da Mulher, a programação acontece das 7h às 12h, com uma roda de conversa mediada por profissionais da saúde e da segurança pública. Os temas abordados incluem a prevenção ao câncer de mama, o enfrentamento à violência de gênero e a importância do autocuidado como ferramenta de empoderamento.

Paralelamente, das 11h às 12h, equipes da Polícia Civil estarão presentes nas estações do metrô de Salvador e Lauro de Freitas, promovendo uma ação especial de escuta ativa, orientação e distribuição de materiais informativos. O trajeto terá início na Estação da Lapa e seguirá até a Estação Acesso Norte, com foco em abordagens educativas e acolhimento às mulheres usuárias do transporte público.

A ação conta com o apoio da CCR Metrô Bahia e dos Agentes de Atendimento e Segurança, que reforçam o papel da presença feminina e da empatia nos espaços públicos. Segundo a diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), delegada Juliana Fontes, as ações são um importante elo entre a Polícia Civil e a sociedade.

“O transporte público deve ser um ambiente de respeito e segurança. Assédio e importunação sexual são crimes, e nossa missão é garantir que as mulheres se sintam protegidas e acolhidas. Essas ações reforçam que elas não estão sozinhas”, afirmou Juliana Fontes.

A campanha também busca fortalecer a rede de apoio à mulher, promovendo o acesso aos serviços de saúde, justiça e segurança pública. Com foco na informação e na empatia, a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.