2 milhões de famílias saem do Bolsa Família em 2025; entenda

A melhora na renda e oportunidades de trabalho estão reduzindo o número de beneficiários; programa cumpre função de impulsionar autonomia financeira

Brasil Notícias
2 milhões de famílias saem do Bolsa Família em 2025; entenda
Foto: Lyon Santos/ MDS

Entre janeiro e outubro de 2025, 2.069.776 famílias deixaram de receber o Bolsa Família, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). A maior parte dos desligamentos ocorreu porque as famílias passaram a ter renda familiar acima do limite exigido pelo programa.

Do total, 1.318.214 famílias não se enquadravam mais no perfil de renda, enquanto 24.763 optaram pelo desligamento voluntário. Outras 726.799 famílias encerraram a participação na Regra de Proteção, mecanismo que permite receber 50% do benefício por até 12 meses após ultrapassar o limite de R$ 218 por pessoa, desde que a renda familiar não supere R$ 706 por integrante.

Com essa redução, o Bolsa Família passou a atender 18,9 milhões de famílias em outubro de 2025, o menor número desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, os números mostram que o programa cumpre seu objetivo de promover autonomia financeira. “Quem entra no Bolsa Família só sai para cima, seja porque conquistou uma renda maior com o trabalho, seja porque abriu o próprio negócio. E, caso perca essa renda, retorna automaticamente ao programa”, destacou.

A melhoria do mercado de trabalho e o crescimento do empreendedorismo foram fatores decisivos para o aumento da renda das famílias e a consequente redução no número de beneficiários.

A secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, ressaltou que o programa também funciona como porta de entrada para políticas de educação, qualificação profissional e geração de renda, fortalecendo a proteção social e reduzindo gradualmente a dependência de transferências diretas.

O governo federal planeja ampliar o acesso a programas que promovam capacitação e emprego, garantindo que mais famílias conquistem independência financeira e oportunidades de crescimento sustentável.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.