“2 de Julho é a verdadeira festa da cidadania baiana”, diz Éden Valadares
Presidente do PT Bahia destaca o simbolismo do 2 de Julho e reforça a importância da luta por democracia e liberdade no país

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, participou nesta terça-feira (2) das comemorações do 2 de Julho, na Lapinha, em Salvador, e destacou o simbolismo da data, considerada um dos momentos mais importantes da história do estado.
Em entrevista à imprensa, Éden classificou o evento como “a maior expressão da cidadania baiana”. “A gente está aqui para celebrar a memória da independência, da liberdade da Bahia e do Brasil. Agora o 2 de Julho passa a ter reconhecimento nacional, por uma iniciativa do presidente Lula, mas no coração e na memória dos baianos essa data sempre foi muito viva”, afirmou.
O dirigente petista ressaltou que o papel do povo baiano foi fundamental para a consolidação da verdadeira independência do Brasil. “Estamos aqui para celebrar nossos heróis e heroínas, mas também o povo anônimo representado pelo Caboclo e pela Cabocla, símbolos do protagonismo do povo baiano nesse processo de libertação”, completou.
Éden também chamou atenção para o fato de que as lutas por liberdade e democracia ainda são urgentes e atuais. “A gente tem que continuar lutando por democracia. Não podemos esquecer que no dia 8 de Janeiro de 2023 houve uma tentativa de golpe neste país. Os valores e princípios do 2 de Julho ainda devem ser a nossa luta do dia a dia”, concluiu.
O desfile do 2 de Julho Bahia, que celebra a Independência da Bahia e o protagonismo do estado na consolidação da liberdade nacional, reuniu milhares de pessoas em Salvador, reforçando o orgulho e a resistência do povo baiano.
Comentários: