Visibilidade e autoestima: ação social mobiliza doadores e cortes de cabelo na luta contra o câncer
Shopping Center Lapa em parceria com o Studio Glam arrecada doações de cabelo para mulheres em tratamento oncológico
Você sabia que todo ano cerca de 60 mil mulheres no Brasil são diagnosticadas com câncer de mama, e muitas delas enfrentam a perda de cabelo como efeito do tratamento? A queda dos fios é um dos efeitos colaterais mais traumáticos, afetando profundamente a autoestima e o bem-estar emocional das pacientes.
Pensando em ajudar a restaurar não apenas a aparência, mas também a confiança de mulheres em tratamento, o Shopping Center Lapa entregou 35 contribuições de cabelo ao Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (NASPEC). As mechas arrecadadas serão transformadas em perucas e distribuídas para mulheres que passam pelo tratamento, oferecendo um novo símbolo de esperança e força para o processo de cura.
As doações fazem parte da campanha solidária “Corte do Bem”, realizada no mês de outubro, em parceria com o Salão Studium Glam. Durante a ação, os clientes que doaram a partir de 15cm de cabelo receberam um corte gratuito. Lourivan Santana, proprietário do salão, somou-se ao time do shopping para tornar essa ação possível. A entrega das arrecadações foi realizada na sede do NASPEC, no bairro de Engenho Velho de Brotas, e contou com a presença de Romilza Medrado, fundadora da instituição.
Romilza, que já enfrentou a doença por sete vezes, emocionou-se ao falar sobre sua dedicação ao trabalho no núcleo: “A cada dia, o NASPEC é meu alimento”. A criadora do núcleo, que já realizou mais de 20 mil atendimentos, atua de forma voluntária e acredita na importância da campanha em mobilizar pessoas que estão abertas à cooperação social: “Vocês conseguiram despertar o que já tinha dentro da pessoa, porque quem não tem não desperta. E muita gente precisa da oportunidade de despertar. As doações são muito importantes!”.
Além das doações de cabelo, o NASPEC promove uma campanha de arrecadação de itens essenciais, como leite, detergente e café, de alta necessidade para as mulheres atendidas. É possível contribuir também com a doação de lenços a partir de 80 cm, que não sejam de tecidos escorregadios. Outra fonte de apoio para a manutenção da instituição é o bazar realizado no local, cuja renda ajuda a garantir a continuidade dos serviços oferecidos pela instituição.
“Participar dessa ação foi uma experiência muito sensível, tanto para as pessoas que doaram quanto para nós que tivemos a oportunidade de contribuir de alguma forma. Ver que o público se engajou junto com a gente nos motiva ainda mais a continuar com ações de responsabilidade social”, afirma Aline Ferraz, Gerente de Marketing do Shopping Center Lapa.
Comentários: