VII Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos acontece nesta sexta-feira (08), na ACB, no Comércio
Evento será um espaço de diálogo sobre metas e políticas públicas que integram as diferentes economias e estratégias para o desenvolvimento local, integrado e sustentável dos territórios da BTS.
Acontece nesta sexta-feira (08), das 8h às 17h, na Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, a VII edição do Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos (BTS). Com a participação de nomes como Eduardo Athayde, diretor da WWI no Brasil, responsável por comandar a mesa de abertura do Fórum, Isabela Suarez, presidente da Baía Viva, Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado da Bahia, André Reis, secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vera Cruz, dentre outros representantes de instituições públicas, privadas e organizações sociais, o evento será um espaço de dialogo sobre metas e políticas públicas que integram as diferentes economias e estratégias para o desenvolvimento local, integrado e sustentável dos territórios da BTS.
Realizado no mês de celebração dos 523 anos da Baía de Todos os Santos, a iniciativa é promovida pela ONG Socioambientalista PRÓ-MAR e tem entre os seus objetivos, o fomento de estratégias de adaptação e mitigação dos efeitos da crise climática e o fortalecimento da interação dos diversos setores com atuação na BTS. Para isso, reunirá integrantes de comunidades tradicionais, sociedade civil, universidades e centros de pesquisas, poderes executivo, legislativo e judiciário e de instituições e empresas que atuam na Baía de Todos os Santos e que buscam soluções e serviços sustentáveis para os municípios baianos de Salvador, Vera Cruz, Itaparica, Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde. Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar.
“A proposta deste evento é apresentar as experiências sustentáveis realizadas na região e possibilitar a convergência de ações focadas na sustentabilidade na BTS”, explica José Roberto Pinto, o Zé Pescador, coordenador do Fórum. Ele também destaca o alinhamento do Fórum ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, previsto na Agenda 2030 – acordo internacional firmado pelos estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é estimular a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, através do mapeamento de atividades que melhorem simultaneamente a saúde dos oceanos e o crescimento econômico, de maneira compatível com os princípios de equidade e inclusão social.
O VII Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos conta com o apoio institucional da Rede Bahia, Associação Comercial da Bahia e Acelen e parceria da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Prefeitura de Vera Cruz, IPA, Rede Batuc, Carbono 14, Instituto Maré Global, UFBA, IFBaiano e Codeba
Sobre os participantes:
Eduardo Athayde
Diretor do WWI no Brasil, é administrador e economista, coordenador da Comissão de Economia do Mar da ACB. Investidor anjo pesquisador e articulista internacional focado em sustentabilidade, é membro de conselhos de fundos de investimentos na Europa e EUA.
Cláudio Villas Boas
CEO Concessionária Ponte Salvador-Itaparica tem mais de 10 anos de experiência gerenciando e estruturando grandes investimentos em projetos de infraestrutura. Engenheiro, com sólido conhecimento acadêmico e experiência internacional, possui mestrado em Engenharia na Universidade de Waterllo, no Canadá, e tem passagens pelas empresas Braskem, BRK Ambiental e Atvos.
Elaine Santana
Engenheira Química, com 25 anos de experiência na indústria química/petroquímica, com passagens nas áreas de produção, RH, Serviços Administrativos e Relação com Comunidades da Braskem. Atua na Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e desde junho de 2020 é Gerente Global de Responsabilidade Social e Direitos Humanos com foco em gerenciamento de riscos em Direitos Humanos, engajamento, comunitário, ISPs, doações e voluntariado.
Antonio Gobbo
Diretor Presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia. Especialista em Engenharias de Produção, Ferroviária, Naval e Portuária. É executivo C-level com 25 anos de experiência em Estruturação e Gerenciamento de grandes projetos de infraestrutura em quatro continentes. Especialista em desenvolvimento de projetos de Parcerias Público-Privadas e Concessões nos setores público e privado, nas áreas de Transportes, Ferrovias, Portos e Mobilidade Urbana.
André Fraga
Engenheiro ambiental, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau) e é ex-secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, é Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e aluno RenovaBR Cidades, onde também foi professor da disciplina Políticas Públicas Municipais para a Sustentabilidade no módulo avançado. Em 2020, deixou a Secretária de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador para encarar um novo desafio. Foi eleito vereador em Salvador e ocupa o cargo desde então. É presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação para Sustentabilidade.
Luana Pimentel
Diretora de Política e Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (SEMA) é especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do quadro permanente da Sema, coordenou o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais da Bahia e o Projeto de Revitalização Estadual de Bacias Hidrográficas antes de assumir a Diretoria. Bióloga, formada pela UFBA e especialista em Gerenciamento Ambiental pela UCSal. Atuou como coordenadora no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e na Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Foi também técnica de fiscalização e licenciamento no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA).
Isabela Suarez
Presidente da Fundação Baía Viva é advogada, empresária do segmento imobiliário, especialista em Direito Civil pela UFBA, especialista em Direito Ambiental pela PUC / SP e vice-presidente de sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia.
Alessandra Silva
Diretora presidente do Instituto de Pesca Artesanal (IPA), Alessandra Silva é mulher negra, quilombola, filha de pescador e marisqueira. Nascida e criada em Ilha de Maré, no fundo da Baía de Todos os Santos, é mobilizadora social, defensora dos Direitos da Pesca, fazendo parte do IPA há 9 anos. Além disso, faz a ponte entre as indústrias e a comunidade e está há três anos no Projeto de Restauração de Corais.
Alberto Viana
Turismólogo, educador, pesquisador e doutorando na UFBA e UNEB e tem certificação internacional nas áreas de turismo sustentável e turismo comunitário, com trabalhos apresentados em 8 países. Trabalha em redes e projetos de cooperação internacional e é membro da comissão estadual da Rede BATUC Turismo Comunitário da Bahia. Tem experiência na BTS e suas comunidades do entorno na área de turismo e gastronomia.
André Reis
Graduado em Turismo na Faculdades Integradas Olga Mettig (2001) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Artes, Ciências e Tecnologias FACET (2011), com MBA em Gestão do Direito Público pela ESEB – Escola Superior de Estatística da Bahia (2012) e pós graduado em Economia Criativa pela Universidade UNYLEIA (2024). Possui experiência na área de Gestão e liderança, com ênfase em gerenciamento de equipamentos culturais e turísticos pelo ICOMOS. Trabalha com Gestão Pública desde 1998 com passagens pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia com a comercialização do destino BAHIA em 15 países. É Secretário de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Cultura no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Maurício Bacelar
Engenheiro civil de formação e iniciou a experiência com gestão pública nos anos 1980. Foi diretor técnico do Complexo Petroquímico de Camaçari – Copec; secretário de Obras no município de Dias d’Ávila; secretário de Habitação e Infraestrutura de Camaçari e diretor geral do Detran-BA. Antes de assumir a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), estava na direção geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab.
José Rodrigues
Geógrafo, Mestre em Geografia, Doutor em Geologia Marinha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBAIANO. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT/IFBAIANO, do Programa de Pós-Graduação em Território, Ambiente e Sociedade da UCSAL e da Pós-Graduação em Gestão de Ambientes Costeiros – UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa GEOMAR BAHIA – Geografia Marinha da Bahia (CNPq/IFBAIANO). Tem experiência nas áreas de Gerenciamento Costeiro e Educação Ambiental, com ênfase em unidades de conservação, combate aos resíduos sólidos e turismo náutico. Integra Coordenação da Rede de Coleções Didáticas e Científicas do Lixo Marinho (Re-COLIXO). Coordena o Nodo Paranoá da Red Iberoamericana de Gestión y Certificación de Playas – RED PROPLAYAS.
Suzana Más Rosa
Pós-doutoranda em Gestão Ambiental pela Escola de Administração UFBA. Doutora em Química, Mestre em Geoquímica e Meio Ambiente também pela UFBA e Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília/UNIMAR-SP. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Economia Circular (NUPEC) da Escola de Administração da UFBA e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono (GPS) da Escola de Administração da UFBA. Membro do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (CODEM) em Marília-SP.
Zé Pescador – Fundador da Pró-Mar
Fundador da PRÓ-MAR, coordenador geral do Projeto Mares e do VII Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos, vem atuando ao longo dos anos com projetos que visam a conservação do ambiente marinho articulado com a conservação dos povos tradicionais que vivem do mar. Como CEO da Carbono 14, coordenou o Projeto Corais de Maré, o primeiro projeto socioambiental com vistas à restauração de recifes de coral na Baía de Todos os Santos.
SERVIÇO:
O QUÊ: VII Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos
QUANDO: dia 08 de novembro, das 8h às 17h
ONDE: Associação Comercial da Bahia
Crédito: Ajayô
Comentários: