Sílvio Humberto celebra avanços na educação
O vereador Sílvio Humberto (PSB) celebrou a modernização e a transição do Ensino em Tempo Parcial para a modalidade em Tempo Integral no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, localizado no bairro Tancredo Neves. A unidade foi inaugurada na última terça-feira (5) pelo Governo do Estado da Bahia, com um investimento de R$ 9,2 milhões.
A escola conta com 10 novas salas de aula, teatro, quadra poliesportiva, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, além de reforma civil e elétrica e espaços de convivência e aprendizado.
De acordo com o vereador, os Projetos de Indicação nº 526/2020, 567/2021 e 91/2023, de sua autoria, foram fundamentais para as mudanças. As proposições apontavam para a reforma e a transição, respectivamente, e consideravam o investimento em educação uma estratégia importante para o enfrentamento à violência.
“Escola em tempo integral permite que os estudantes melhorem seus rendimentos, passem mais tempo no ambiente escolar, se integrem com outros grupos e realizem atividades extracurriculares, o que, comprovadamente, reduz as chances de evasão escolar e a entrada no universo do crime”, defendeu o parlamentar.
Na ocasião, também foi regulamentada a Lei Moa do Katendê, que assegura a capoeira como parte do currículo das escolas públicas, e lançado o Projeto Capoeira nas Escolas, de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). Além disso, foi autorizada a homologação da educação antirracista, estabelecendo o cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008.
O Projeto Capoeira nas Escolas está alinhado aos princípios pedagógicos da Secretaria de Educação, que valoriza a cultura como a matriz do conhecimento. A proposta garante o respeito à diversidade étnico-racial e cultural, promove a cultura da paz e considera a educação um processo de inclusão social, posicionando a escola pública como referência de qualidade social.
Comentários: