No Brasil para encontro do G20, ministra da Cultura da Alemanha visita residência de intercâmbio cultural
De 4 a 8 de novembro, Salvador foi palco de uma série de encontros e eventos culturais em torno do tema “cultura e mudanças climáticas” com a presença de autoridades do grupo de trabalho cultural do G20. O evento, promovido pelo governo do estado da Bahia, reuniu ministros da Cultura para discutir o papel da cultura na conscientização e mitigação dos impactos ambientais.
A Comissária do Governo Federal Alemão para Cultura e Mídia, Claudia Roth, presente neste encontro, visitou, no dia 9 de novembro, a Residência Artística Internacional Vila Sul, vinculada ao Goethe-Institut Salvador-Bahia. Roth conversou com artistas e pesquisadores internacionais, incluindo Patti Anahory, de Cabo Verde; Deji Akinpelu, da Nigéria; Jumoke Adeyanju, da Alemanha; e Nour Simon, do Canadá. Os artistas desenvolvem projetos sobre transformação urbana, tema que chamou a atenção da comissária.
Roth destacou a importância do trabalho realizado pelo Goethe-Institut em Salvador, que há mais de sessenta anos promove o intercâmbio cultural e fortalece a presença da cultura alemã na cidade. Ela sublinhou o papel de iniciativas como a Vila Sul em tempos desafiadores, enfatizando a necessidade de uma colaboração global para enfrentar as questões climáticas.
“Para nós, é uma honra receber a Sra. Roth e compartilhar o impacto que o trabalho da Vila Sul tem na cena cultural local e global. Acreditamos que o intercâmbio entre culturas é essencial para enfrentar os desafios atuais, especialmente aqueles relacionados ao clima”, afirmou Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia.
Comentários: