Frente fria muda o tempo na Bahia a partir desta sexta (20); confira dicas de segurança
De acordo com a meteorologia, o avanço do sistema deve provocar aumento dos acumulados de chuva e manter o tempo instável nos próximos dias

A atuação de uma frente fria altera as condições do tempo na Bahia a partir desta sexta-feira (20), com previsão de chuvas mais intensas, ventos fortes e possibilidade de descargas elétricas em diversas regiões do estado.
Segundo a Climatempo, “a combinação de umidade elevada com a atuação da frente fria favorece a formação de áreas de instabilidade mais organizadas, aumentando o potencial para acumulados expressivos de chuva e rajadas de vento na Bahia”, ressalta Marcely Sondermann, meteorologista especialista em Clima e Energia da Climatempo .
De acordo com a meteorologia, o avanço do sistema deve provocar aumento dos acumulados de chuva e manter o tempo instável nos próximos dias. Diante do cenário, autoridades e a concessionária de energia reforçam orientações para prevenir acidentes durante temporais.
Dicas de segurança durante chuvas e ventos fortes
Diante do cenário, a Neoenergia Coelba reforçou o efetivo de profissionais em campo e no Centro de Operações Integradas (COI), que atua 24 horas no monitoramento do sistema elétrico. A distribuidora alerta a população sobre os riscos envolvendo eletricidade durante temporais.
Chuvas intensas e ventos fortes podem causar impactos na rede elétrica, principalmente devido à queda de árvores sobre a fiação e à incidência de raios. Para garantir maior agilidade no atendimento, o número de eletricistas em campo foi ampliado, podendo ser reforçado conforme a evolução das condições climáticas. Também foi aumentado o contingente de engenheiros e técnicos que atuam no COI.
- Não toque nem se aproxime de cabos elétricos caídos.
- Em caso de fiação sobre veículos, permaneça dentro do carro e acione os órgãos responsáveis. Ligue para a Neoenergia Coelba (116) e para o Corpo de Bombeiros (193).
- Evite áreas abertas durante tempestades com raios e procure abrigo seguro.
- Não suba em telhados ou realize reparos durante a chuva.
- Em caso de alagamento, desligue o disjuntor geral e retire aparelhos das tomadas.
A recomendação é que a população acompanhe os alertas meteorológicos e redobre os cuidados enquanto persistirem as condições adversas.



Comentários: