FICCO Bahia lidera operação contra tráfico em 10 cidades baianas

Uma força-tarefa composta por mais de 250 agentes de segurança pública deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), a Operação Alta Potência 2. A ação interestadual visa desarticular uma perigosa facção criminosa com forte atuação na Bahia e com conexões com uma poderosa organização paulista, especializada em tráfico de drogas, armas, homicídios e lavagem de dinheiro.
A operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em parceria com as Polícias Civil (PC) e Militar (PM), Polícia Federal (PF), Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO Bahia) e a Secretaria de Administração Prisional (SEAP).
Mandados cumpridos em quatro estados
As ordens judiciais estão sendo cumpridas em 13 cidades espalhadas por quatro estados diferentes: Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
No estado da Bahia, onde a facção criminosa tem sua base, os mandados são executados em Salvador e nas cidades de Jequié, Ipiaú, Serrinha, Itagibá, Ubatã, Gandu, Ilhéus, Porto Seguro e Ibirataia.
Os alvos da operação também se estendem a:
- São Paulo (Guarulhos e Franca);
- Minas Gerais (Sacramento);
- Santa Catarina (Barra Velha).
Ligações criminosas e prisão do líder
A facção criminosa alvo da Operação Alta Potência 2 é conhecida por sua alta periculosidade e por manter uma conexão direta com uma grande organização criminosa sediada em São Paulo. O grupo é investigado por envolvimento em crimes graves, incluindo tráfico de drogas e armas, execuções e sofisticados esquemas de lavagem de dinheiro.
As investigações que culminaram na operação foram intensificadas em fevereiro de 2025, logo após a captura do líder da organização. O traficante estava escondido no sul do país, na cidade de Barra Velha, em Santa Catarina, quando foi localizado e capturado por equipes conjuntas das polícias da Bahia e de Santa Catarina. A prisão foi um ponto de inflexão que permitiu o avanço nas investigações para desmantelar a rede de atuação do grupo.FICCO Bahia Lidera Operação Contra Tráfico em 10 Cidades Baianas



Comentários: